terça-feira, 23 de outubro de 2012

I Fórum de Adolescentes do Programa de Educação em Tempo Integral

Aconteceu nos dias 19 e 22 de outubro o I Fórum de Adolescentes do Programa de Educação em Tempo Integral.
O evento aconteceu no Pólo Americano, no Centro de Vitória e contou com a presença de centenas de estudantes, coordenadores do Programa e equipe da SEME.




Durante os dois dias os estudantes participaram de dinâmica de integração como a dança circular e atividades que estimulassem a participação dos mesmos no que diz respeito ao Programa de Educação em Tempo Integral.




A partir de uma caixa cheia de perguntas, os estudantes puderam responder perguntas como "Você gosta de participar do Programa de Educação em Tempo Integral? " Você conhece algum adolescente que tenha saído do Programa? Se sim, por qual motivo?", "Quais atividades que você gosta de fazer?", "Quais lugares gostaria de conhecer?", dentre outras...
Em seguida, cada escola teve que escrever no papel o que "gosta" e o que "não gosta" e apresentar em Plenária.


Por fim, as escolas agruparam conforme a região e apresentaram suas sugestões para melhorar o Programa, assim como os pontos positivos e negativos e apresentaram para todos.
O Fórum contou com a apresentação do grupo KingKongo e os estudantes puderam deixar a sua marca em cartazes expostos na parede, além de protestar sobre questões que achassem pertinentes.









quinta-feira, 18 de outubro de 2012

EMEFs TAN e JKO participam da 9ª Semana Estadual de Ciência e Tecnologia


As EMEFs Tancredo de Almeida Neves (TAN)  e Juscelino Kubitscheck de Oliveira (JKO) participam da 9ª Semana Estadual de Ciência e Tecnologia na Praça do Papa, em Vitória.

A EMEF TAN está expondo a partir do tema "Plantando Conhecimento, Colhendo Cidadania" os projetos de Horta Educativa e Farmácia Natural. 






Já a EMEF JKO está expondo o projeto de iniciação científica Sexualidade na Adolescência: Uma prática de Intervenção Psicosocial.





Vá a Praça do Papa e visite as exposições e prestigie nossas escolas!

Mais duas escolas encerram formação de Rádio Escola



As EMEFs Regina Maria Silva (RMS) e  Edna de Mattos Siqueira Gaudio (EMSG) encerraram essa semana a formação de Rádio Escola.

No total, cerca de 40 estudantes puderam aprender sobre a História da Rádio no Brasil, Funções e Gêneros Radiofônicos, técnicas de rádio, produção de roteiro, técnicas de locução e manipulação equipamento.






A EMEF RMS já tem experiência em rádio escola e a formação serviu apenas para aprimorar os conhecimentos dos estudantes. 






A EMEF EMSG, a princípio, colocará a rádio escola no ar por meio de programas previamente gravados, uma vez que, a escola, assim como o equipamento de rádio, se encontra em um espaço provisório e inadequado para o seu funcionamento ao vivo. No ano que vem, os/as estudantes e os profissionais na escola serão contemplados com uma nova escola.






A equipe de rádio escola da mobilização estudantil está orgulhosa dessa galerinha que se empenhou e se dedicou durante 5 dias de formação!

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Estudantes da EMEF IJSSL estão prontos para comandar a Rádio Conect Jovem

Cerca de 40 estudantes da EMEF IJSSL encerraram a formação de Rádio Escola na tarde de ontem, 9 de outubro.

Estudantes de 4ª a 8ª série participaram das 5 formações previstas e aprenderam sobre a história da rádio no Brasil, funções e gêneros radiofônicos, técnicas usadas na estrutura e produção de roteiro, técnicas de locução e manipulação do equipamento.


Todas as formações contaram com a presença da professora Margareth, responsável em desenvolver o projeto Rádio Escola, juntamente com os estudantes. Até o presente momento, a Rádio Conect Jovem foi colocada no ar pela professora e com a colaboração aleatória dos estudantes. 



Agora, todos que participaram da formação estão prontos para gerir a Rádio Conect Jovem.


Ressaltamos que em todos os encontros fomos privilegiados com a vista para a beleza do Parque da Fonte Grande, próximo ao Morro do Romão e com a presença de vários lindos micos.





sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Eleição do Grêmio estudantil da EMEF SÃO VICENTE DE PAULO


No dia 28 de Setembro ocorreu uma eleição para assumir a nova diretoria do Grêmio Estudantil da EMEF São Vicente de Paulo, no qual a chapa Força Jovem foi eleita com 125 votos!


Relembrando o processo da eleição...

  • 03/08/2012:    
@s estudantes aprenderam o que é Grêmio Estudantil e como é feito todo o processo eleitoral. Neste encontro foi formada a comissão eleitoral com @s seguintes estudantes:


Nome
Série
Turno
1
Mariana Alves Batista
6ª B
Vespertino
2
Vithoria Silva Bastos
6ª B
Vespertino
3
José Augusto Lourenço Inácio
7ª A
Matutino
4
Ana Júlia Bedoni Galvão
6ª A
Matutino
5
André Tavares
7ª B
Vespertino
6
Aléxia Milanni O. Gama
5ª B
Vespertino
7
Sofia Brunoro Leopoldino
6ª A
Matutino
8
Indira Luiza B. Galvão
8ª A
Matutino



  • 07/08/2012:  
Estudo do estatuto com a Comissão Eleitoral e definição de datas para o processo de eleição.



  • 20/09/2012
Encontro para tirar dúvidas das 5 chapas candidatas. 


  • 21/09/2012
Debate no turno matutino.



  • 25/09/2012
Debate no turno vespertino.



  • 28/09/2012
O grande dia!!! rs 
Toda escola estava mobilizada para realizar a eleição.
Até torcida tinha!!!
Resultado