quarta-feira, 19 de junho de 2013

Aconteceu nesta terça-feira dia 18 de Junho de 2013 a 1º Rodada de formação com Representantes de turma e Conselheiros.
O encontro foi realizado no auditório da EMEF. Padre Anchieta que fica localizada no bairro Ilha de Santa Maria na Região de Jucutuquara.
Durante o evento estudantes comentaram a respeito dos problemas e dificuldades encontradas nas escolas, assim como as potências observadas pel@s representantes.
A equipe de Mobilização Estudantil  comentou sobre a importância da participação de tod@s no Conselho de Escola, ao final do encontro aconteceu uma votação para eleger representantes na Conferência Nacional de Educação – CONAE que é um espaço democrático aberto pelo Poder Público para que todos possam participar do desenvolvimento da Educação Nacional.



segunda-feira, 10 de junho de 2013

ESTUDANTES DA REGIÃO DE SÃO PEDRO PARTICIPAM DA ARTE MURAL DO PROJETO PAPO RETO NA EMEF RCO

Estudantes das EMEF NNG, ERS, RCO participaram no último sábado, 08 de junho, da Arte Mural na EMEF RCO. 

A atividade da Arte Mural faz parte do Projeto Papo Reto que vem realizando Rodas de Conversa entre policiais e guardas municipais, com representantes comunitarios, orgãos públicos municipais e estudantes das séries finais das escolas da Região de São Pedro.

O projeto Papo Reto tem como objetivo estreitar as relações dos equipamentos de segurança (policia civil, militar e guarda municipal) com a juventude, inicialmente, da região de São Pedro, com o intuito de promover a segurança cidadã.

As próxima atividades de arte mural serão na EMEF MJCM, no dia 15/06 e na EMEF ERS.


Inicialmente às 9h no Circuito Cultural, para elaboração do croqui (desenho que será feito no muro da escola) e depois às 13h na EMEF. O almoço e o lanche para os estudantes participantes será por conta do Projeto.
 


















 

sexta-feira, 7 de junho de 2013

Estudantes em situação de rua fazem pesquisa na Praça Vicente Guido em Maruipe

Estudantes da EMEF EJA ASO fazem pesquisa com domiciliados e populares de rua na Praça Vicente Guido em Maruípe sobre a população de rua.

Cerca de 16 pessoas responderam sobre o que sabiam a respeito da população de rua e sobre programas, projetos e políticas públicas voltadas para essa categoria.

Os/as estudantes são bolsistas da pesquisa "Na rua: pesquisando moradores de rua" financiada pela FAPES em parceria com a UFES e a EMEF EJA ASO. A pesquisa acontece há quase o ano e tem previsão de terminar no final de agosto de 2013.














quinta-feira, 6 de junho de 2013

Você está sabendo que vai acontecer a IV Conferência Nacional Infanto-juvenil pelo Meio Ambiente




A Conferência Nacional Infanto-juvenil pelo Meio Ambiente - CNIJMA terá como tema Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis, com o objetivo de fortalecer a cidadania ambiental nas escolas e comunidades a partir de uma educação participativa e democrática. As escolas devem promover encontros e diálogos para escolher coletivamente as melhores propostas de sustentabilidade e @s representantes. A sustentabilidade está relacionada ao desenvolvimento sem agredir o meio ambiente, lembrando que meio ambiente são pessoas, animais, espaços e relações humanas. 



Fique ligad@ nas datas das etapas da conferência! 


Confira também as publicações e materiais sobre a conferência aqui na




MEC anuncia a publicação do edital PDDE Escolas Sustentáveis
No último dia 05 de junho, data em que se celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente, o Ministério da Educação realizou cerimônia, que contou com a presença de técnicos especialistas em educação ambiental, direitos humanos e educação inclusiva das 27 Secretarias Estaduais de Educação, bem como com a audiência de milhares de municípios e escolas em todo o território nacional, para anunciar a publicação do 1° PDDE ESCOLAS SUSTENTÁVEIS, ação que irá beneficiar, prioritariamente, as primeiras 10 mil escolas (do total de 26 mil escolas) situadas nos 327 municípios que estão em condição de vulnerabilidade a riscos e acidentes ambientais.

No próximo dia 14 de junho, entre 10:00h e 12:00h, a Coordenação-Geral de Educação Ambiental do Ministério da Educação estará realizando uma Web conferência sobre o tema do PDDE ESCOLAS SUSTENTÁVEIS, por meio da qual estará informando e discutindo o passo a passo para a participação das escolas nesse processo.
Para maiores informações sobre o PDDE ESCOLAS SUSTENTÁVEIS

Link para acessar a transmissão:
Link da Web Conferência no Facebook:
E-mail para dúvidas:

 



quarta-feira, 5 de junho de 2013

Nota de Repúdio à Câmara Municipal de Vitória pela aprovação da Lei que proíbe o uso do Nome Social nos estabelecimentos de Ensino Públicos e Privados

O Conselho Municipal de Educação e o Conselho Municipal de Direitos Humanos de Vitória lançam Nota de Repúdio à Câmara Municipal de Vitória pela aprovação da Lei Nº. 8.457/13, que proíbe o uso do Nome Social nos estabelecimentos de Ensino Públicos e Privados.

Para as Entidades 
"A proibição do uso do nome social nas escolas, representa um retrocesso para a educação pública municipal que deve se pautar sempre pela perspectiva inclusiva. Com a aprovação de leis como essa, vemos que Vitória, capital considerada a mais homofóbica do país, caminha na contramão dos Sistemas Municipais de Ensino de muitos outros Estados e Municípios que tem avançado em políticas que permitam a inclusão de segmentos excluídos do processo educacional, em especial travestis e transexuais, e dessa maneira, segue alimentando ainda mais a discriminação e a exclusão social desses grupos".

Leia a Nota na Íntegra aqui.

terça-feira, 4 de junho de 2013

Eleições para o conselho de escola! Fiquem ligados!


No dia 2 de Julho de 2013 acontecerá em todas as unidades escolares da rede municipal de Vitória a Eleição dos Conselhos de Escola! Você deve participar desse momento!
Saiba um pouco mais: Os Conselhos de Escola, foram instituídos pela Lei Orgânica do Município de Vitória (6.794/06), são espaços permanentes de debates sobre a escola e além disso  garantem a melhoria da qualidade de ensino com participação da comunidade escolar e local. 
A função do conselho é atuar na administração da escola, que deve ser compartilhada entre os estudantes, o corpo pedagógico e a comunidade local! Sua participação é muito importante! 

Informe-se!