terça-feira, 8 de outubro de 2013

Gincanas, teatro e diversão animam semana dos alunos surdos da rede municipal

Conhecimento, cultura e muita diversão marcaram a semana de quem utiliza as mãos para falar e os olhos para ouvir. É que foi encerrada nesta sexta-feira (4) a Semana de Valorização da Cultura Surda 2013, promovida pela Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Adevalni Sysesmundo Ferreira de Azevedo, em Jardim Camburi.
A programação, em comemoração ao Dia do Surdo (26/9), incluiu 63 alunos surdos de sete unidades escolares da rede municipal, que participaram de teatro, gincanas e visitas à Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan) e à Escola da Ciência-Física.

"Antigamente, a gente não tinha essas atividades diferentes. Eu mesma só ficava em casa, não tinha contato com ninguém. Quando as escolas começaram a fazer essa programação, a gente passou a fazer visita a outros lugares, a gente faz aula de campo e experimenta coisas diferentes. E aí a gente fica sabendo como são outros ambientes. Na Escola da Ciência – Física, por exemplo, eu consegui entender tudo com muita facilidade", disse Brunna Ramos, 16 anos, aluna da 7ª série da Emef Aristóbulo Barbosa Leão, que também é passista do Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos da Piedade.

"Foi muito bom ter contato com outros surdos, outros intérpretes, porque, às vezes, a gente não se encontra. E quando nos encontramos, trocamos ideias, informações sobre como estão as escolas, as dificuldades que a gente tem. No contato com outros surdos, a gente conversa, brinca, participa de gincanas, como hoje (sexta), que ainda teve apresentação de teatro. Foi bem legal encontrar antigos conhecidos e fazer novos amigos. Quero continuar participando de encontros como o dessa semana", disse Thallia Lino, 16 anos, aluna da 7ª série da Emef Adevalni Sysesmundo Ferreira de Azevedo.

O professor de Libras Daniel Junqueira de Carvalho, que também é surdo, esteve bastante envolvido com a organização da Semana de Valorização da Cultura Surda 2013. Ele avaliou como muito positiva a participação de todos. "Os alunos ouvintes, por exemplo, participaram e queriam mais atividades. A gente está vendo aqui surdos de todas as idades e a cultura acontece nesses ambientes. Se eles estiverem separados, se a gente pensar só na sistematização de conteúdos, a gente perde essa questão da cultura. E a gente vê que os surdos aqui estão animados, estão participando, estão se divertindo, e isso é uma questão de cultura", disse o professor.


Texto extraído do site da Prefeitura de Vitória
http://vitoria.es.gov.br/secom.php?pagina=noticias&idNoticia=12468