quarta-feira, 16 de maio de 2012


Promover uma transformação da comunidade-escola, com inclusão social e construção de uma cultura de paz. Esse é o objetivo do Oasis Training, capacitação executada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), realizada por meio da Secretaria Municipal de Cidadania e Direitos Humanos (Semcid), no território de São Pedro.
Trata-se de uma ação do Programa Conjunto, uma parceria entre a ONU e o Ministério da Justiça, financiada pelo Fundo para o Alcance dos Objetivos do Milênio (F-ODM). O município de Vitória foi um dos três que se inscreveram e foram selecionados por meio de edital público para receber o programa, junto com Lauro de Freitas (BA) e Contagem (MG).
A iniciativa visa desenvolver ações que auxiliem na redução da violência que afeta crianças, jovens e adolescentes. O objetivo primordial do programa é desenvolver atividades voltadas  à promoção da convivência, respeito à normas e fortalecimento da cidadania, além da redução de fatores de risco relacionadas à violência.
O Oasis Training será desenvolvido no território de São Pedro, como uma formação de multiplicadores oferecido pelo instituto Elos por meio da Unesco, na comunidade de Santos  Reis. Na capacitação, os participantes desenvolvem habilidades de empreendedorismo, liderança, olhar apreciativo, escuta ativa, e cooperação, para, dessa forma, aprender na prática como mobilizar a comunidade-escola para temas como cultura de paz, segurança cidadã, desenvolvimento territorial, sustentabilidade e implementação de projetos em conjunto.
O Oasis Training é voltado para jovens e lideranças comunitárias dotados de um perfil pró-ativo e comunicativo, com iniciativa para estabelecer parcerias. As aulas, que já estão em andamento, abordam atividades teóricas e vivenciais, desenvolvidas em sala e com exercícios em campo na comunidade de São Pedro, local onde será realizado o mutirão do Oasis Training a partir dos sonhos e desejos da comunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário, crítica ou pedido para a Equipe de Mobilização Estudantil