segunda-feira, 5 de março de 2012

\o/ Volta às aulas! \o/ \o/ \o/



Saudações estudantis galera,

Com o início das aulas nós da Mobilização Estudantil queremos desejar um ótimo retorno à escola pra toda a turma dos CMEI'S e EMEF'S de Vitória.
E pra fazer uma saudação em grande estilo estamos ativando nosso Blog. Aqui a gente pode compartilhar idéias e experiências vivenciadas dentro do nosso universo escolar. Todo mundo que se interessar pode deixar a sua contribuição. Comente, mande material, sugira possibilidades e nós publicamos.
Ah! Pode usar o computador da sua escola pra mandar um salve!salve! pra gente, o que não vale é deixar passar em branco esta volta às aulas.

Bem Vind@s!!



Você conhece a Coordenação de Mobilização Estudantil?

Nós da Coordenação de Mobilização Estudantil fazemos parte da Gerência de Gestão Democrática (GGD) da Secretaria Municipal de Educação de Vitória (SEME). Nossa Coordenação é composta por estagiári@s e profissionais da educação e nosso trabalho é o de formação política com @s estudantes das unidades de ensino (Ver mais)
E com o início das aulas nas escolas, vamos começar as atividades e as formações para @s estudantes conhecerem todas as formas de participação em sua escola.

Você conhece a função de Representante de Turma?

Representar a turma é ser a pessoa responsável pelo diálogo da sua sala com toda a escola, é ter a tarefa de reunir informações e sugestões d@s estudantes da sua turma e transmiti-las para os outr@s estudantes e para a direção da escola, assim el@ possibilita a integração de tod@s e age de acordo com o grupo que representa. Ou seja, @ Representante de Turma deve participar diretamente do cotidiano escolar e ser uma das principais conexões entre a escola e @s estudantes.

E aí? O que você acha da ideia de ser Representante de Turma?
Você sabe como é o processo de escolha de uma/um Representante de Turma?


1º Passo: Divulgação entre @s estudantes


Converse com @s suas/seus colegas de classe sobre a importância de se ter uma/um representante na sala de aula e depois fale com os seus professores e com @ pedagog@. O apoio dos educadores é muito importante para se tirar dúvidas sobre esse processo.


2º Passo: Vamos nos candidatar?

@s estudantes interessados em representar a sua turma se candidatam. El@s falam das suas propostas para a classe e ouvem o que @s suas/seus colegas pensam sobre estas propostas e podem surgir outras.


3º Passo: Urnas e votos

Deve ser feita uma eleição direta com @s estudantes na qual tod@s da turma têm que votar. Aquel@ que for o mais votado é eleit@ como Representante-titular e @ segundo mais votad@ é vice- representante. Proponha em sua turma que a eleição seja secreta.



Após o processo de votação, @ Representante de Turma deverá preencher uma ficha de cadastro que já está com @ pedagog@ da sua escola. Fique atento pois é importante para quem for eleito participar das formações feitas pela Mobilização Estudantil, e elas já começam em Abril.

Então Galera, mãos a obra e qualquer dúvida entre em contato com a gente!!!


2 comentários:

  1. Pra quem gostou da ideia de ser Representante de Turma, este é o momento de se candidatar. Até o dia 30 de março devem acontecer nas EMEF's e nos CMEI's as eleições pra esta função. Converse com seus colegas, peça ajuda aos profissionais da sua escola e fale com a galera da Mobilização Estudantil. Participar é nosso direito de estudante.

    ResponderExcluir
  2. É ISSO AI GALERA!!!!
    é importante a participação de todos nesse processo...

    ResponderExcluir

Faça seu comentário, crítica ou pedido para a Equipe de Mobilização Estudantil