O tema deste ano foi "Mobilidade Urbana: um caminho para paz". Tema este de grande importância para todos os moradores de Vitória.
Com o crescimento urbano da cidade de Vitória, o direito de ir vir ficou comprometido, devido a falta de planejamento urbano que desse conta da demanda de transeuntes, passageiros e motoristas. O crescimento desenfreado de automóveis e motocicletas, a falta de políticas para atender os cidadãos com de transporte público de qualidade e suas alternativas (como o transporte público aquaviário), de ciclovias e de vias adequadamente sinalizadas, tornou o trânsito caótico causando desperdício de tempo e combustível, além dos problemas ambientais de poluição atmosférica e de ocupação do
espaço público.
A mobilidade urbana também demanda calçadas confortáveis,
niveladas, sem buracos e obstáculos, porque um terço das viagens
realizadas nas cidades brasileiras é feita a pé ou em cadeiras de rodas.
Tendo em vista a importância de se debater o tema junto à sociedade, a Caminhada Cívica vem dar visibilidade a importância da Mobilidade Urbana para que se pense em soluções sustentáveis e para que as ruas voltem a ser espaços de convivência e, não apenas, vias de passagem.
A culminância da 10ª Caminhada Cívica pela PAZ da Região de Maruípe foi no campo do Clube do Caxias em Itararé, onde ocorreram várias apresentações e atividades culturais.
A Caminhada também contou com a participação das bandas das EMEFs João Bandeira, Alvimar Silva, Moacir Avidos e Heloísa Abreu.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça seu comentário, crítica ou pedido para a Equipe de Mobilização Estudantil