terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Janeiro 2013

Durante todo o mês de Janeiro a Equipe de Mobilização Estudantil realizou formações, encontros e vivências com estudantes da EMEFEJA Dr. Admardo Serafim de Oliveira e usuários Centro de Referência Especializado de Assistência Social para População em Situação de Rua (Centro/Pop).



Os temas e as atividades foram construídos com @s participantes atendendo as necessidades do coletivo e do espaço em que convivem. Durante os primeiros dias realizamos a formação em Rádio Escola, a partir dela surgiu a Rádio da Rua, uma proposta de rádio itinerante com caráter politico de informação e diversão.
Em um dos módulos da formação convidamos o radialista Bernardo Leitão ( Rádio Jovem Tropical 103,7 FM) que nos falou sobre sua trajetória na rádio e ensinou técnicas de locução aos participantes, apadrinhou e presenteou a Rádio da Rua com a gravação de vinhetas.
(Ouça as vinhetas da Rádio da Rua)

Paralelo a formação em Rádio Escola realizamos o Jogo Oasis que é um evento que convida as pessoas a projetarem e construírem de forma cooperativa um sonho desafiador escolhido pel@s participantes. Neste caso os sonhos escolhidos foram:
A Rádio da Rua, Revitalização do espaço interno do Centro/Pop, uma biblioteca local e uma biblioteca itinerante.


A ação de revitalização do espaço teve como objetivo a limpeza e o embelezamento do local, com a construção de um jardim, hortas e um canteiro de ervas medicinais.

A biblioteca itinerante recebeu o nome de “Biblioteca Itinerante Livro em Situação de Rua”, atualmente o projeto está em fase de construção e seu principal objetivo é estimular a leitura e livre circulação de livros pela cidade, criando por intermédio de doações um acervo literário das Ruas. Para doar livros entre em contato com a equipe de mobilização estudantil: mestudantil@correio1.vitoria.es.gov.br ou pelo telefone 027 3135-1036


Como parte das formações visitamos alguns espaços da cidade, como parques ecológicos e o planetário da UFES (Universidade Federal do Espírito Santo).

Apesar do mês de Janeiro já ter terminado as formações continuarão acontecendo com acompanhamentos e assessorias aos projetos que nasceram durante estas experiências.

A equipe de Mobilização Estudantil aprendeu muito neste período e esta muito feliz pela oportunidade de compartilhar momentos e conhecimentos com a galera do Centro de Referência Especializado de Assistência Social para População em Situação de Rua (Centro/Pop).


Confira algumas fotografias




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário, crítica ou pedido para a Equipe de Mobilização Estudantil