segunda-feira, 20 de maio de 2013

17 de Maio - Apenas mais um dia de Luta contra a Homofobia

Você sabe o que é Homofobia?

Homofobia é uma prática discriminatória que falsamente pressupõe a superioridade da heterossexualidade (atração entre indivíduos do sexo oposto) à outras práticas sexuais. A discriminação pode ser expressada por violência, por opressão ou por injúria (ofensa).

A homofobia deixa marcas na alma e no corpo. Produz vítimas fatais. Diariamente gays (homens sentem atração por homens), lésbicas (mulheres que sentem atração por mulheres), bissexuais (pessoa que sente atração por homens e mulheres) e transexuais (pessoa que nasce biologicamente homem ou mulher, mas psicologicamente pertencem ao sexo oposto). Tais pessoas, que tem os mesmos direitos que nós, são rechaçadas, humilhadas, e com frequência violentadas e assassinadas. São vítimas de crime de intolerância. Além de serem desrespeitadas ainda tem seus direitos violados.

Por isso, o dia 17 de maio é mais um dia no calendário de lutas pelos Direitos Humanos. É para não esquecer as milhares de vítimas da intolerância e do preconceito. Mas a luta contra homofobia é diária, assim como contra o racismo e o machismo.

Entendemos a educação como um dos principais meios de promoção da igualdade e por isso acreditamos que a escola tem papel importante no combate a homofobia. 

Estudantes, professores e demais profissionais da escola tem papel fundamental em promover práticas pedagógicas e de convivência que fomente o respeito às diferenças, faça presente a igualdade sexual, e que mude comportamentos e valores que venham causar danos morais, psicológicos e físicos a quaisquer estudantes vítimas de preconceito. 

Sugerimos a seguir alguns videos que podem ajudar a desenvolver atividades e fomentar o debate sobre a homofobia nas escolas:


3 vídeos: "Encontrando Bianca"; "Torpedo", "Probabilidade".

Orações para Bobby


Eu não quero voltar sozinho.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário, crítica ou pedido para a Equipe de Mobilização Estudantil