Homofobia é uma prática discriminatória que falsamente pressupõe a superioridade da heterossexualidade (atração entre indivíduos do sexo oposto) à outras práticas sexuais. A discriminação pode ser expressada por violência, por opressão ou por injúria (ofensa).
A homofobia deixa marcas na alma e no corpo. Produz vítimas fatais. Diariamente gays (homens sentem atração por homens), lésbicas (mulheres que sentem atração por mulheres), bissexuais (pessoa que sente atração por homens e mulheres) e transexuais (pessoa que nasce biologicamente homem ou mulher, mas psicologicamente pertencem ao sexo oposto). Tais pessoas, que tem os mesmos direitos que nós, são rechaçadas, humilhadas, e com frequência violentadas e assassinadas. São vítimas de crime de intolerância. Além de serem desrespeitadas ainda tem seus direitos violados.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi87y3RK8SQEjgytOcxRyfitmXPMxl3blTq_qjh0bRdNEQ-VVbEoDjzdPHd6Uy8TLNmhTgyshkBs5knuWj1-EHjm9EuWvr5bYBFkKCYICioP5qKRIrL_IoCfnvE_N4nFIrnrDwm0yD6YCI/s320/SEXAUSI.jpg)
Entendemos a educação como um dos principais meios de promoção da igualdade e por isso acreditamos que a escola tem papel importante no combate a homofobia.
Estudantes, professores e demais profissionais da escola tem papel fundamental em promover práticas pedagógicas e de convivência que fomente o respeito às diferenças, faça presente a igualdade sexual, e que mude comportamentos e valores que venham causar danos morais, psicológicos e físicos a quaisquer estudantes vítimas de preconceito.
Sugerimos a seguir alguns videos que podem ajudar a desenvolver atividades e fomentar o debate sobre a homofobia nas escolas:
3 vídeos: "Encontrando Bianca"; "Torpedo", "Probabilidade".
Orações para Bobby
Eu não quero voltar sozinho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça seu comentário, crítica ou pedido para a Equipe de Mobilização Estudantil